Pular para o conteúdo principal

Técnicas de respiração para parar a ansiedade

 

Mulher praticando técnica de respiração contra ansiedade.

Técnicas de respiração para parar a ansiedade.

A respiração é definida como uma função automática do corpo que é gerenciada pelo sistema respiratório e controlada pelo sistema nervoso central. A respiração pode ser observada como uma resposta do corpo quando se depara com o estresse, onde há uma mudança acentuada nos padrões e taxas de respiração. Isso faz parte do mecanismo de luta ou fuga do corpo e realiza parte da resposta do corpo a situações estressantes. Os humanos receberam o poder de controlar seus padrões de respiração, e estudos mostraram que, com nossa capacidade de controlar nossos padrões de respiração, podemos gerenciar e combater o estresse e outras condições de saúde relacionadas, como ansiedade e depressão. Respiração controlada quando usada na prática de yoga, tai chi, e outras atividades de meditação, também são usadas para alcançar um estado de relaxamento. Técnicas de respiração controlada podem ajudar a aliviar as seguintes condições: Transtornos de ansiedade Ataques de pânico Síndrome da fadiga crônica Ataques de asma A dor severa Pressão alta Insonia Estresse A relação entre estresse e respiração O papel mais fundamental da respiração é trazer oxigênio para o corpo e remover o dióxido de carbono do corpo através dos pulmões. Os músculos que circundam os pulmões, como o diafragma, controlam o movimento dos pulmões, bem como os músculos encontrados entre as costelas. Uma pessoa que experimenta estresse altera seus padrões respiratórios. Normalmente, quando você está ansioso, respira fundo com o uso dos músculos do ombro, em vez de com os músculos do diafragma, para controlar o comportamento respiratório dos pulmões. Este tipo de mecanismo de respiração interrompe o equilíbrio de gases no corpo. Por outro lado, a hiperventilação ou a respiração excessiva superficial podem prolongar bastante a sensação de ansiedade, uma vez que desencadeia a piora dos sintomas do estresse. 


A resposta respiração-relaxamento Se estiver estressado ou ansioso, relaxe o corpo respirando lenta e suavemente pelo nariz para ajudar a equilibrar seus padrões respiratórios. Seguir o padrão respiratório de uma pessoa relaxada pode acalmar o sistema nervoso que gerencia as funções involuntárias do corpo. A respiração controlada também pode alterar o estado fisiológico da pessoa, o que inclui reduzir a pressão sanguínea, diminuir a freqüência cardíaca, diminuir os hormônios do estresse, diminuir o acúmulo de ácido lático nos tecidos dos músculos e gerenciar os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no organismo. Outras mudanças fisiológicas que podem ser afetadas quando você aprende a controlar a respiração incluem aumentar sua energia física e aumentar a sensação de calma e bem-estar. Sistema Nervoso Simpático vs. Sistema Nervoso Parassimpático Padrões de respiração profunda incentivam o Sistema Nervoso Parassimpático, ou PNS, responsável pelo corpo atividades em estado relaxado ou em repouso. Por outro lado, a hiperventilação encoraja o oposto. O sistema nervoso simpático, ou SNS, é responsável pelas atividades físicas relacionadas à resposta de luta ou fuga no corpo quando o estresse é detectado. Você pode comparar esses dois sistemas dessa maneira; PNS a irmã calma, e SNS é a irmã louca e não simpática que está sempre à beira de um colapso nervoso. Quando se trata das funções do nosso corpo, o único que podemos controlar prontamente é a respiração, que é como podemos curar nossos corpos ansiosos. Ao alterar seu mecanismo de respiração, você pode ajudar outras partes do seu corpo a funcionarem normalmente para evitar respostas sérias ao estresse. Exercícios respiratórios para reduzir a ansiedade Existem três exercícios de respiração profunda que você pode praticar para ajudá-lo a superar a ansiedade e a depressão. Como discutido anteriormente, o ato de hiperventilar pode aumentar e piorar os sintomas de estresse e ansiedade. Os exercícios de respiração a seguir podem ser usados em qualquer lugar para ajudar a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade.

Respiração coerente Essa técnica de respiração controlada faz com que você diminua drasticamente a respiração e ajuda a maximizar a variabilidade da frequência cardíaca, ou VFC, que é uma função do Sistema Nervoso Parassimpático. A técnica é simples e pode ser realizada em qualquer lugar. Comece respirando fundo, contando até cinco e depois conte até cinco novamente enquanto expira. A técnica faz você respirar a uma taxa de cinco respirações a cada minuto. Observe como as alterações no seu padrão respiratório afetam a VFC, responsável por mudar o sistema nervoso do SNP para o SNS ou o contrário. O que se resume é a maior VFC significa um sistema cardiovascular mais saudável e uma resposta mais forte ao estresse. Respiração por resistência A respiração por resistência, como o próprio nome indica, está respirando com uma resistência no fluxo de ar para dentro e fora do corpo. É uma maneira de respirar em que você estreita o caminho do ar ou usa objetos, como um canudo, para inspirar e expirar. Uma maneira mais fácil de conseguir isso é respirar pelo nariz e não pela boca. Outra maneira de praticar a respiração resistida é respirando durante o canto ou o canto. Esta é uma maneira eficaz de realizar este exercício, porque as cordas vocais estreitam efetivamente o caminho do ar. Respiração em movimento A respiração em movimento é a técnica de respirar com sua imaginação. Ajuda a respirar como se estivesse empurrando oxigênio para o topo da cabeça e expulsando todo o dióxido de carbono do corpo. Ao inspirar, você precisa imaginar que está movendo a respiração dos pulmões para o topo da cabeça.

Aprender a controlar sua respiração pode reduzir drasticamente seus sintomas de estresse e ajudá-lo a superar seu transtorno de ansiedade. Combinar técnicas de respiração controlada, como as listadas acima, com atenção plena, pode manter a mente calma e concentrada no presente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como lidar com pensamentos inúteis

  Mulher orando para afastar pensamentos inúteis. Como lidar com pensamentos inúteis. A terapia comportamental cognitiva (TCC) é uma escola de psicoterapia que afirma que se você deseja gerenciar pensamentos negativos, deve conscientemente tentar para interromper os pensamentos negativos e substituí-los por positivos. Para fazer isso, você precisa empregar a estratégia 3C: cessar, acalmar, mudar. Etapa 1: cessar O primeiro passo para gerenciar pensamentos inúteis é ativa e conscientemente parar de pensar nos pensamentos negativos. A melhor maneira de parar de se concentrar nos pensamentos negativos é encontrar uma maneira de se distrair. Isso pode parecer um pouco contra-intuitivo; afinal, controlar os pensamentos fugitivos não seriam melhor que nem pensar neles? A palavra-chave nesta pergunta é uma fuga. Pense nisso maneira; se um carrinho de madeira antiquado estiver descendo uma colina em sua direção, não é provável que você o pare parado em frente a ele; isso o derrubará e

Determinando Seu Tipo de Ansiedade

  Determinando Sua Categoria de Ansiedade.                                         Antes que você possa começar a lidar eficazmente com sua ansiedade, você precisará garantir que  você tenha uma boa noção do que você está enfrentando. Ao contrário da ansiedade moderada que quase todos experimentam por vezes durante a sua vida, um transtorno de ansiedade vem em vários tipos. Transtorno Geral de Ansiedade As pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade geral, ou TAG, são caracterizadas por vivenciarem preocupações e temores duradouros sobre muitas coisas, que podem ser carreira, dinheiro, família ou até mesmo escola. Seus sentimentos tornam-se irrealistas, o que pode afetar seu desempenho em seus esforços diários. O problema com pessoas que  têm GAD é a incapacidade de apontar o medo específico e o problema em controlar sua preocupação. Transtorno de ansiedade generalizada afeta cerca de três por cento da população dos EUA, e quase metade das pessoas que sofrem de TAG são mulh